top of page

Quem conhece Adeildo sabe?

  • Foto do escritor: Felipe Schadt
    Felipe Schadt
  • há 4 dias
  • 3 min de leitura
Eu no palco exercendo o meu poder (Foto: Ana Santos)
Adeildo Nogueira em entrevista para a Gazeta de São Paulo (Foto: Thiago Neme/Gazeta de S. Paulo)

Adeildo Nogueira (PL), prefeito de Campo Limpo Paulista, tem o hábito de fazer lives nas redes sociais para prestar contas e se defender dos ataques que sofre de seus opositores. Uma tática popularizada por Jair Bolsonaro e que se espalhou como um vírus entre os políticos bolsonaristas. 


Mas não é só na forma que o prefeito campolimpense se inspira, o conteúdo é tipico do bolsonarismo: sensacionalismo e retórica sofista ao lado de apoiadores que fazem jus ao termo “papagaio de pirata”. No último dia 23, Adeildo gabaritou a fórmula bolsonarista ao fazer um comentário infeliz sobre uma munícipe.


Adeildo Nogueira e Jair Bolsonaro (Reprodução/instagram.com/adeilndonogueiraoficial)
Adeildo Nogueira e Jair Bolsonaro (Reprodução: instagram.com/adeilndonogueiraoficial)

Márcia Regina de Souza (52) é moradora do Jardim Marchetti, em Campo Limpo, e é conhecida por ser uma ferrenha opositora ao atual prefeito. Sua atuação nas redes está focada em denunciar problemas na saúde pública, sobretudo na falta de profissionais e medicamentos. Márcia foi diagnosticada com câncer há três anos e devido ao seu tratamento de quimioterapia, perdeu seus cabelos. 


A sua condição de saúde - carcinoma triplo negativo de mama, um tipo mais agressivo da doença - exige acompanhamento de um oncologista e de anastrasol, um medicamento para o seu tratamento. Além disso, Márcia contraiu diabetes e também necessita de insulina. Um oncologista e dois medicamentos, essas são as exigências da moradora de Campo Limpo. 


Acontece que Adeildo Nogueira não teve nenhum tipo de tato, sensibilidade ou respeito com o caso. Em sua live - intitulada "30 minutos sem filtro" - do dia 23, acompanhado de Valdenir Paulo Ribeiro e Igor Henrique Lopes (dois assessores especiais com salário de mais de 9 mil reais cada), o prefeito mandou um recado para alguém que ele chama de “a calvinha do esquema” e de “‘Boulas’ do Marchetti”.





A assessoria de imprensa da prefeitura lançou uma nota dizendo que o prefeito não citou nomes na live, logo após ela gerar polêmica em um grupo de Facebook que fiscaliza o poder público chamado “Debate Campo Limpo Paulista”. De fato não citou, mas aí seria duvidar muito da capacidade cognitiva das pessoas. Tudo leva a crer que ele estava reclamando de Márcia e da sua insistência em cobrar o poder público. 


No dia seguinte à live, Adeildo soltou um vídeo para se retratar. E como em todo vídeo de retratação após uma fala polêmica de alguma figura pública, a primeira frase foi: “Todos que me conhecem, sabem…”. Mas quem não conhecia o prefeito, agora está sabendo que ele ainda não aprendeu certas liturgias do cargo que ocupa.


Em pleno “Outubro Rosa”, Adeildo proferiu uma fala pejorativa a uma mulher que sofre de câncer só porque ela é uma opositora de seu governo. Ele ainda não aprendeu que deve governar para todos, os que votaram nele e os que não votaram, que são 51,02% dos eleitores campolimpenses.


O vídeo de desculpa foi aplaudido pelos seus apoiadores, claro. Na página no Instagram do prefeito, muitos “Parabéns” pela atitude de reconhecer o erro. Já no grupo Debate em Campo Limpo Paulista, as desculpas não foram nada bem recebidas e  algumas postagens de decepção por conhecer “esse lado” do prefeito pipocaram nos comentários. 


Ventila-se, inclusive, um pedido de cassação de mandato por quebra de decoro. Não acredito que isso vá para frente, mas vai causar bastante dor de cabeça para a gestão de Adeildo, que vai precisar fazer certos milagres para reverter essa polêmica. E o milagre aqui é a prefeitura conseguir atender as exigências de Márcia, só para começar, o que eu também acredito que não vai acontecer tão cedo. 


A ironia do destino é que a mesma internet que ajudou Adeildo em sua campanha e no início de sua gestão com os vídeos de prestação de contas e transparência governamental, possivelmente será a pá que irá cavar a cova da sua reeleição.


Agora eu quero que você faça o seguinte exercício especulativo de imaginação. Vamos supor que, se ele falou o que falou em uma live, ao vivo para todo mundo ver, você consegue imaginar os comentários que são feitos por ele com as câmeras desligadas? Quem conhece Adeildo Nogueira, sabe a resposta.


Conhecimento é Conquista!

-FS

Comentários


© 2025 por FELIPE SCHADT.

bottom of page