top of page
  • Foto do escritorFelipe Schadt

Não sabemos votar


Artista desconhecido

A democracia no Brasil é algo relativamente novo. Tem basicamente a minha idade. Como eu, a democracia ainda está amadurecendo e ganhando forma no nosso país. Mas infelizmente a gente ainda não sabe votar.

por que ainda escolhemos nossos candidatos aos cargos públicos de maior importância no país baseado no amor ou no ódio?

O voto no Brasil é baseado nas paixões. Ou se vota por amor ao candidato X ou não se vota nesse candidato por ódio. E tudo isso ficou ainda mais latente dos últimos quatro anos pra cá.


Os sentimentos são subjetivos. Como você pode chegar para alguém e dizer: "O que você sente está errado!". Não dá. É muito pessoal. Paixões são tão subjetivas que você não consegue nem quantificar o que você sente por uma pessoa: "Você me ama quanto?"


Quando fazemos escolhas baseadas em sentimentos é algo muito complicado, pois você sempre estará enviesado pelo que sente. Basicamente, você fica cego pelo seu amor ou ódio e toda sua escolha será subjetiva e nada objetiva. A chance de você fazer uma bobagem é alta.


Sabendo disso, por que ainda escolhemos nossos candidatos aos cargos públicos de maior importância no país baseado no amor ou no ódio?


Poderia versar aqui sobre os milhares de fatores que nos trouxeram até essa condição. Mas ficarei em um só: Nunca fomos ensinados a escolher racionalmente.


Aprendemos desde cedo a escolher pelo mais bonito em detrimento do mais feio, pelo maior em detrimento do menor, pelo mais gostoso em detrimento do menos gostoso. Valores objetivos como a eficiência e a durabilidade ficam de lado e na escola, a gente não é convidado a refletir sobre as coisas de maneira objetiva e clara.


Não estou dizendo que o sentimento é ruim. Claro que não. Sentir é muito importante. Mas as paixões devem ficar no campo das paixões. E política, meu amigo, faz parte disso.


Enquanto a gente tratar politica com passionalidade, sempre escolheremos errado. Sempre escolheremos aquele que amamos, mesmo que quem você ame não seja a melhor opção. Você sabe que existem candidatos melhores e mais preparados, mas você odeia todos os outros que não sejam o seu.


Aposto que você que já escolheu seu candidato fez essa escolha baseada nas paixões. Sabe porque tenho essa hipótese? Porque acredito que você não tenha lido o plano de governo dele. Você está se baseando no sentimento que ele te causa por meio do que você vê aqui no facebook ou na televisão (dois espaços que privilegiam as paixões e não a razão).


Mas eu te compreendo. Você não tem culpa. Você nunca foi convidado a pensar diferente. Você foi programado para sentir. Por isso que investe-se tanto em propaganda eleitoral. Para criar em você um bom sentimento no candidato (ou mal sentimento no concorrente) e você escolher baseado nisso.

Então, eu te convido a pensar diferente.


Deixarei aqui os planos de governos de todos os candidatos à presidência da república. Leia todos, mesmo dos candidatos que você jamais pensou em votar. Leia. É a partir do conhecimento que você conseguirá fazer uma escolha objetiva.


Leia e se questione. "É isso mesmo que eu acredito ser o melhor?". Encontre pontos positivos e pontos negativos. Analise cada proposta e veja se você concorda. E pare de transformar a política em uma disputa de amor e ódio.


Mas nada adiantará se você não deixar as paixões de lado. Elas cegam nesse tipo de análise. E lembre-se, esse tipo de escolha, que muda o destino de uma nação, não pode ser baseada em sentimentos e sim baseada na racionalidade.

Isso significa votar consciente (com ciência).


Disse, no início do texto, que não sabemos votar. Você pode provar que estou errado ou continuar baseando suas escolhas em suas paixões e manter a política em um campo que ela não pode atuar. Política é razão e não paixão. Nosso país não mudará se isso se manter.


Conhecimento é Conquista -FS


P.s.: Isso vale para Senadores, Deputados Federais e Estaduais e Governador.

Planos de governo:


Alvaro Dias (Podemos) - https://goo.gl/pF6WVH

Cabo Daciolo (Patriota) - https://goo.gl/BpQpYL

Ciro Gomes (PDT) - https://goo.gl/5BhJUy

Eymael (DC) - https://goo.gl/84XcqD

Geraldo Alckmin (PSDB) - https://goo.gl/WZgdFq

Guilherme Boulos (PSOL) - https://goo.gl/VeC2p1

Henrique Meirelles (MDB) - https://goo.gl/KstkKc

Jair Bolsonaro (PSC) - https://goo.gl/Q2TCpd

João Amoêdo (Novo) - https://goo.gl/tAKR96

João Goulart Filho (PPL) - https://goo.gl/MHRCZS

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - https://goo.gl/ETKXgZ

Marina Silva (Rede) - https://goo.gl/Xf1oLu

Vera (PSTU) - https://goo.gl/FNgspZ

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page