top of page
  • Foto do escritorFelipe Schadt

Lula preso vira herói. Lula morto vira mártir. Lula livre vira presidente.


Luiz Inácio Lula da Silva

Na madrugada de quarta para quinta-feira (05/04) após 11 horas de julgamento, o Supremo Tribunal Federal negou recurso contra prisão em segunda instância (condição em que o ex-presidente se encontra no caso "Triplex"). Isso significa que Lula pode ser preso. E isso pode acontecer a qualquer momento. Basta Sérgio Moro determinar a prisão. Ele pode estar sendo preso nesse momento, enquanto você lê isso.

Preso e herói, morto e mártir ou livre e presidente? Que Lula você quer?

A provável imagem de Lula algemado e conduzido por agentes da Polícia Federal causaria uma comoção sem tamanho entre os apoiadores, seguidores e eleitores do ex-presidente. E assim que fosse de fato encarcerado, Lula ganharia munição para a arma que mais soube usar em sua história política: a condição de vítima, de injustiçado.


Essa imagem do petista seria trabalhada amplamente (vide o último vídeo lançado pelo PT intitulado "Prender Lula é aprisionar o sonho de um Brasil mais justo") e daria a ele o status de herói. Guardada as devidas proporções e diferenças, tanto Mandela quanto Hitler viraram heróis nacionais (o primeiro, até hoje e o segundo, só pelo período que governou) após serem presos pelos governos vigentes. O apelo ao heroísmo do injustiçado colocaria Lula na fase do "abismo" da jornada do herói que após os maiores infortúnios voltaria glorioso para a reviravolta.


Toda essa comoção só poderia ser maior caso o ex-presidente fosse assassinado. E as tentativas já se mostraram. No dia 27 de março, a caravana do petista, que passava pelo Paraná, foi atingida por tiros.


Matar Lula não faria dele só um herói, mas sim um mártir que morreu lutando por uma causa que julga e é julgada por muita gente como certa. Um famoso mártir foi Sócrates que, julgado pelos seus inimigos, foi condenado a morte por incitar o livre pensamento na Grécia e entrou para a história. Um exemplo mais contemporâneo (e infelizmente próximo), foi de Marielle Franco. Assassinada no Rio de Janeiro, a vereadora do PSOL se tornou sinônimo de luta contra as milícias e reviveu o debate a favor dos Direitos Humanos (que ela defendia).


Lula morto sairia da vida para entrar para história (parafraseando Getúlio Vargas). Isso porque o petista tem milhões de seguidores pelo país e é amado por eles. A comoção seria colossal e global, pois Lula tem grande influência entre os políticos dos países emergentes, principalmente os países da América Latina. Matar Lula o imortalizaria.


Você (que não gosta do Lula) deve estar pensando: "Mas ninguém cai mais na lábia do "Luladrão" (sic). A maioria do país não quer ele mais para presidente!". Então como explicar as pesquisas de intenção de voto que colocam o petista como favorito em todos os cenários possíveis?


Caso Lula não seja impedido de disputar as eleições as chances de tê-lo como chefe do executivo por mais quatro anos são realmente grandes. Mas se ele concorre, causaria uma potencialização da bipolarização (que é burra) e uma guerra entre vermelho x azul, petralha x coxinha, torcida A x torcida B. As eleições virariam um palco tomado pelas paixões, pois "ou você ama o Lula e vota nele, ou você odeia o Lula e vota contra ele". Isso significa deixar a reflexão sobre a política completamente marginalizada e as escolhas serão regidas pelas emoções. Um grave erro a não se cometer quando se trata em escolher nossos governantes. Por conta desse motivo, Lula provavelmente venceria as eleições.


Preso e herói, morto e mártir ou livre e presidente? Que Lula você quer?


Conhecimento é Conquista

-FS


P.s.: Convido você a participar do debate. Coloque a sua opinião nos comentários, mas faça isso de uma maneira civilizada e respeitosa. Afinal de contas, construir conhecimento requer amplo diálogo e o diálogo só se faz com respeito mutuo e mente aberta para novas ideias. Não precisa baixar o nível ;)


Fontes:

(STF nega recurso contra prisão em 2ª instância, e Lula pode ser preso) https://goo.gl/w5rxy6


(Com habeas corpus recusado, quais caminhos jurídicos restam a Lula?) https://goo.gl/EC5GqY


(Vídeo: Prender Lula é aprisionar o sonho de um Brasil mais justo) https://goo.gl/d9gtcY


(Ônibus da caravana do ex-presidente Lula são atingidos por tiros no Paraná) https://goo.gl/3BKUri


(Ex-chefes de Estado de diversos países manifestam apoio a Lula) https://goo.gl/zb8QwK


(Lula segue líder em pesquisa eleitoral) https://goo.gl/2gwGWv

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page