O ensino de filosofia corre o risco de ficar de fora das escolas brasileiras. Um flerte com as trevas.
Em 2017 o Brasil ficou em 96º lugar no ranking de corrupção mundial, atrás de países como Timor Leste, Arábia Saudita, Burkina Faso, Sri Lanka e Ruanda. Pior ainda é saber que em 2014 o Brasil era o 69º. Pioramos e pioramos muito. O que se atribui esse alto nível de corrupção? Qual a resposta para a falta de ética nas relações pessoais, profissionais e políticas? Como explicar a falta de moral nas ações cotidianas? Eu acho que tenho a resposta.
Dez anos depois de ser recolocada no currículo escolar, o MEC vai tirar a Filosofia do Ensino Médio.
A Filosofia ficou fora do currículo escolar por 37 anos (de 1971 a 2008), quando voltou a ser obrigatória graças a lei sancionada pelo então presidente em exercício José Alencar (vice-presidente). Essa disciplina é fundamental para o entendimento da vida, do ser humano, das relações. É nesse espaço que aprendemos a QUESTIONAR. Sendo mais específico, o campo que estuda o comportamento humano nas suas relações consigo mesmo e com o outro é a ÉTICA. É na ética que somos convidados a refletir sobre "O que se atribui esse alto nível de corrupção? Qual a resposta para a falta de ética nas relações pessoais, profissionais e políticas? Como explicar a falta de moral nas ações cotidianas?". Por 37 anos, essas discussões ficaram de fora das salas de aula e o resultado está sendo colhido agora.
Mas nada é tão ruim que não possa piorar.
Dez anos depois de ser recolocada no currículo escolar, o MEC vai tirar a Filosofia do Ensino Médio. É o que propõe a terceira versão da proposta de mudanças enviadas ontem (03/04) ao Conselho Nacional de Educação (CNE).
Penso que, em um país onde se clama por moral e ética, retirar dos jovens o direito à reflexão filosófica na escola é apenas perpetuar (se não piorar dantescamente) essa situação. Como cobrar o entendimento de moral e ética a uma geração que jamais será convidada a refletir sobre isso na sala de aula? Caminhamos a passos largos para as trevas.
Platão (o que aponta para cima no centro da imagem), Aristóteles (o que está do lado esquerdo de Platão) e todos os demais filósofos que se espalham na "Escola de Atenas" (Rafael 1506-1510) não dialogarão em terras tupiniquins. Bom, azar das terras tupiniquins.
-FS
P.s.: Se isso for aprovado, chegaremos, na próxima geração, entre os 120 países mais corruptos do mundo. Podem me cobrar
P.p.s.: O tempo é de se manifestar!
Fontes: (Nota do Brasil no ranking da corrupção mundial nunca foi tão ruim) https://goo.gl/NdTme3l
(Sancionada lei que torna filosofia e sociologia obrigatórias no ensino médio) https://goo.gl/dPXc5F
(MEC retira a Filosofia do ensino médio) https://goo.gl/ShqYo1
Comments