top of page
  • Foto do escritorFelipe Schadt

O benefício Bolsonaro


Imagem: (Adriano Machado/Reuters)

*SE VOCÊ É UM ELEITOR E APOIADOR DO JAIR BOLSONARO, PARE DE LER! ESSE TEXTO NÃO É PARA VOCÊ.*

Eu aposto que você tem no seu ciclo de amizades esses dois tipos de pessoas. Então lá vai a dica: Foca nos Desinformados!

Eu classifico em duas categorias os eleitores do Bolsonaro: os Informados e os Desinformados. Vamos a eles.


Os Informados são aqueles que você quer distância. Não adianta o quanto você tenha de argumento, fontes, pesquisas, números, dados, entrevistas, provas... Eles sempre terminarão a discussão dizendo "é melhor Jair se acostumando" ou "Hashtag BolsoMito" ou ainda "Bolsonaro 2018".


O pior é que essas pessoas têm acesso à informação e são muito bem informadas das propostas do Bolso. Elas sabem que ele disse isso sobre a reforma trabalhista: "os trabalhadores brasileiros podem ter que escolher entre ter “menos empregos e mais direitos” ou o oposto. (1); Eles também sabem que ele defende "o fim das audiências de custódia e sugere que a superlotação nas cadeias não seria uma preocupação do presidente da República" (2).


Esse grupo tem plena consciência de que Bolsonaro, deputado pelo 10º estado mais violento do Brasil em 2017 (3), não conseguiu, em quase 30 anos, aprovar nenhum projeto que ajudasse a resolver o problema do estado fluminense. Eles também sabem que o Jair não sabe nada de Economia (4). Eles sabem que Bolsonaro e os filhos possuem R$15 milhões em imóveis (5) e mesmo assim recebe e utiliza o auxílio moradia do governo (6).


Além disso, esse grupo sabe que Bolsonaro é a favor da tortura (7) e que ele disse que "o grande erro foi torturar e não matar" (8). Também têm conhecimento de que Jair disse sobre os negros quilombolas em uma das declarações mais racistas de um aspirante à presidência da República, em que na ocasião comparou negros com animais dizendo que pesavam arroubas e não serviam nem para procriação (9). Além de saber que ele foi condenado por várias declarações homofóbicas, como a de "ter filho gay é falta de porrada" (10).


Eles sabem de tudo isso.


Já os Desinformados são aqueles que acreditam na retórica (sic) do candidato do PSL quase que de uma maneira religiosa. Para esse grupo, o cara realmente tem boas intenções e que vai mudar o Brasil. O problema é que ele só se informa através de páginas que ovacionam o Jair e divulgam as supostas "mitagens" do suposto "mito".


Por outro lado, esse grupo tem fortes tendências a, depois de se informar melhor sobre o plano de governo e as reais propostas do candidato, repensar e, por que não, mudar de opinião. Infelizmente o sujeito que faz parte desse grupo se enfiou numa bolha nas redes sociais e só consome material de apoio ao Bolso. Sem outras fontes e outras visões, ele jamais conseguirá enxergar o todo.


Eu aposto que você tem no seu ciclo de amizades esses dois tipos de pessoas. Então lá vai a dica: Foca nos Desinformados! Mostre pra eles os dados, números, falas, entrevistas e tudo mais que mostre quem de fato é Jair Messias Bolsonaro. Mostre que ele, definitivamente, não é o caminho.


Agora, o pessoal do grupo dos Informados... Ah, meu amigo. Esqueça-os. E sabe por quê? Porque eles pensam como o Bolso. Eles concordam com o cara. Eles são como ele. E aqui vai outra dica: afaste-se desse tipo de gente.


Eis o benefício Bolsonaro. Ele tirou do armário aquele seu colega reacionário, machista, desonesto, homofóbico e fascista que, mesmo sabendo o quanto Bolsonaro não é a melhor opção para o país, ainda o apoia por ter suas demandas defendidas pelo deputado. E convenhamos, você não quer ser amigo desse tipo de gente, né?


P.s.: E você, eleitor do Bolsonaro que ignorou minha advertência no início do texto e leu mesmo assim, comenta aí se quiser. Será por meio do seu comentário que eu saberei se você é só um desinformado que precisa e quer dialogar ou alguém que eu deva me afastar.


Conhecimento é Conquista

-FS


15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page